O Carnaval é uma das festas mais animadas e coloridas do Brasil, e nada melhor do que entrar no clima da folia com uma seleção de filmes e séries que capturam a essência dessa celebração. Pensando nisso, reunimos uma lista com 12 filmes e séries para assistir online e se preparar para o Carnaval 2025.
12 filmes e séries de Carnaval para ver no streaming
Carnaval (2021)

Como o nome do filme sugere, esta comédia original da Netflix é uma ótima opção para entrar no clima de Carnaval. Além disso, traz toda a energia do famoso Carnaval de Salvador.
Na trama, uma influenciadora digital descobre a traição do namorado por meio de um vídeo que viralizou nas redes sociais.
Para superar a decepção, ela usa seus contatos e consegue uma viagem com tudo pago para curtir o Carnaval em Salvador ao lado das amigas. O elenco inclui Gkay, Giovana Cordeiro, Bruna Inocencio e Samya Pascotto.
Ó Paí, Ó (2007)

Outro filme que traz a magia do Carnaval de Salvador é a comédia “Ó Paí, Ó”. Com roteiro baseado em uma peça de Márcio Meirelles, o longa é dirigido por Monique Gardenberg e conta com Lázaro Ramos, Dira Paes, Wagner Moura e Stênio Garcia no elenco.
A história acompanha os moradores de um animado cortiço no centro histórico do Pelourinho durante os últimos dias do Carnaval.
Todos são apaixonados pela festa, mas enfrentam a antipatia da síndica (Luciana Souza), que, incomodada com a folia, fecha o registro de água do prédio.
- Onde assistir:
- Amazon Prime Video.
- Globoplay (plano padrão com anúncios).
Ó Paí, Ó (série)

O filme “Ó Paí, Ó” acabou gerando uma série de duas temporadas. A atração é uma adaptação do filme, seguindo o cotidiano dos moradores de um cortiço no Pelourinho que amam o carnaval. Lázaro Ramos retorna novamente no papel de Roque Bahia.
- Onde assistir: Globoplay (plano premium).
Quando o Carnaval Chegar (1972)

Dirigido por Cacá Diegues, “Quando o Carnaval Chegar” conta com três grandes nomes da música brasileira no elenco: Chico Buarque, Nara Leão e Maria Bethânia.
No enredo, um empresário (Hugo Carvana) de cantores sem sucesso consegue um contrato para que eles se apresentem a um rei que chegará para o Carnaval que se aproxima. Porém, confusões podem atrapalhar tudo.
Com números musicais que envolvem esses três patrimônios da nossa música e trazem o clima do Carnaval, o elenco ainda conta com nomes como Antônio Pitanga e José Lewgoy.
- Onde assistir: Globoplay (plano padrão com anúncios).
Vale o Escrito: A Guerra do Jogo do Bicho (2023)

A série documental “Vale o Escrito” aborda o submundo do jogo do bicho no Rio de Janeiro. A atração traz entrevistas de bicheiros e seus familiares e explora as histórias de brigas pelo poder, traições, vinganças e crimes.
A série também aborda a ligação que o jogo do bicho tem com as escolas de samba e o Carnaval do Rio de Janeiro. A série conta com 7 episódios.
- Onde assistir: Globoplay (grátis).
Rio (2011)

O título desta animação americana não só faz referência à cidade maravilhosa, mas também é ambientado nela. E claro, não faltam representações de futebol, praias, sambas e, principalmente, o Carnaval.
No enredo, Blu é uma arara domesticada que vive com sua dona nos EUA. Ele passou boa parte de sua vida em cativeiro, nunca aprendeu a voar e acha que é o último de sua espécie.
Entretanto, quando sua dona descobre a existência de uma fêmea da espécie de Blu no Rio de Janeiro, eles partem para uma grande aventura na cidade maravilhosa.
Memória em Verde e Rosa (2016)

O documentário “Memória em Verde e Rosa” conta a história de uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira.
O filme vai até o Morro da Mangueira e traz relatos de lendas do samba como Tantinho, Nelson Sargento e Delegado. A direção do doc é de Pedro Von Krüger.
- Onde assistir: Amazon Prime Video.
Axé: Canto do Povo de um Lugar (2016)

Este documentário conta de maneira profunda e divertida a história da Axé Music, gênero musical ligado ao carnaval de Salvador.
O filme conta a história do Axé desde seu nascimento até os tempos atuais, passando pela formação dos trios e dos blocos do carnaval baiano.
O documentário conta com depoimentos de estrelas da música, como Bell Marques, Beto Jamaica, Compadre Washington, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Luiz Caldas, Ivete Sangalo, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Fevereiros (2017)

No Carnaval do Rio de Janeiro de 2016, a Mangueira foi a campeã, realizando um desfile em homenagem aos 50 anos de carreira da cantora Maria Bethânia.
O documentário “Fevereiros” acompanha a história por trás disso e segue Maria Bethânia em uma viagem ao Recôncavo Baiano, participando de seu ambiente familiar e religioso.
- Onde assistir: Globoplay (plano padrão com anúncios).
O Samba (2014)

Martinho da Vila, um dos maiores nomes do samba, é figura central neste documentário dirigido pelo francês Georges Gachot.
Martinho da Vila serve como um guia, mostrando as origens do samba, contando sua carreira e apresentando a sua escola de samba do coração, a Unidos de Vila Isabel. O longa mostra os bastidores da Vila Isabel, além de histórias da trajetória do cantor.
- Onde assistir: Reserva Imovision.
Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019)

Este documentário foge do clima de curtição e propõe uma reflexão, tendo o Carnaval como figura central.
“Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar” acompanha a vida de trabalhadores de fábricas caseiras de jeans em Toritama, Pernambuco.
Com uma rotina extremamente puxada durante o ano, eles só interrompem o trabalho nos feriados de Carnaval, quando param as máquinas para tentar aproveitar a vida. A direção e o roteiro são de Marcelo Gomes.
- Onde assistir: Itaú Cultural Play (Gratuito).
Damas do Samba (2015)

Dirigido por Susanna Lira, este documentário analisa a importância do papel feminino na formação do samba.
Com o foco maior no Carnaval, o filme traz depoimentos de Leci Brandão e Alcione e aborda o peso que as mulheres tiveram na construção deste gênero musical brasileiro.
- Onde assistir: CurtaOn (Prime Video Channels).