Em 23 de novembro de 1924, há exatos 100 anos, o astrônomo Edwin Hubble publicava uma descoberta revolucionária que mudou a nossa compreensão do cosmos. Ao observar galáxias distantes e notar que elas estavam se afastando, ele concluiu que o Universo está em expansão.
Essa ideia foi baseada na análise do desvio para o vermelho da luz emitida pelas galáxias, um fenômeno conhecido como efeito Doppler. A Lei de Hubble, como ficou conhecida, estabelece que quanto mais distante uma galáxia está, mais rápido ela se afasta. Essa expansão contínua indica que o Universo teve um início, levando à teoria do Big Bang.
O anúncio feito há um século garantiu a Hubble um lugar de destaque na história da astronomia. Anos depois, ele foi homenageado pela NASA na escolha do nome de um dos mais poderosos instrumentos científicos de todos os tempos: o Telescópio Espacial Hubble.
Especialista fala tudo sobre a expansão do Universo
Em reconhecimento à importância dessa data, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (22) tem como tema a expansão do Universo, abordando tudo sobre essa descoberta que revolucionou a astronomia. O convidado desta noite é o professor Felipe Sérvulo.
Graduado em física pela Universidade Estadual da Paraíba (2014), ele é mestre em cosmologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2017) e especialista em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2024).
Diretor do projeto de divulgação científica Mistérios do Universo (2013), atualmente se dedica a pesquisas na área de ensino de astronomia, astrofísica, astrobiologia, bem como pesquisas na área de arqueoastronomia e etnoastronomia.
Além disso, também é escritor, autor dos livros “Das Cavernas ao Espaço: Uma Breve História da Astronomia” (2021). No ramo da astronomia, já descobriu dois asteroides provisórios e participou da identificação de uma supernova em 2021 através de projetos de ciência cidadã. Atualmente, se dedica à realização de eventos, palestras, exposições, encontros e oficinas voltadas ao ensino e divulgação da astronomia a nível regional, nacional e internacional.
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.