sexta-feira, maio 16, 2025
InícioEntretenimento10 personagens de animação que foram drasticamente repaginados

10 personagens de animação que foram drasticamente repaginados

Alguns personagens, especialmente aqueles que crescemos assistindo, ocupam um lugar especial nos corações do público. Seja de desenhos ou filmes animados, muitos desses personagens evocam fortes lembranças e emoções.

No entanto, à medida que os tempos mudam, mudam também as expectativas do público. Assim, para se manterem relevantes, muitas empresas de entretenimento enfrentaram o desafio de redesenhar seus personagens nostálgicos – mesmo correndo o risco de isso não funcionar tão bem quanto o esperado.

10 personagens de animação que foram drasticamente repaginados

São diversos motivos que podem levar uma marca ou empresa a repaginar seus personagens. Além da busca pela relevância cultural, que alinha esses personagens com as preferências modernas, à medida que as ferramentas de animação e design digital melhoram, os personagens tendem a ser atualizados. 

Ainda assim, repaginar personagens icônicos pode ser um grande desafio para estúdios de animação. As expectativas dos fãs muitas vezes colidem com as escolhas artísticas dos criadores, dividindo opiniões e criando controvérsias. Veja a seguir 10 casos de personagens drasticamente repaginados.

1. Shrek e Gato de Botas

Gato de Botas em Shrek 2 (2004) e em O Gato de Botas 2 (2022) via DreamWorks/reprodução/Olhar Digital

O filme “O Gato de Botas 2: O Último Pedido” foi um grande sucesso, apesar de ter incomodado alguns fãs da franquia com o redesenho dos personagens, apresentando um estilo de animação ligeiramente diferente do clássico original. 

Mesmo com o sucesso dessa mudança, nada havia preparado o público para o teaser de Shrek 5. Enquanto os filmes originais tinham uma estética mais puxada para o realismo, característico das animações da época, agora os personagens ganharam um visual mais caricato que desagradou muita gente.

2. Os Simpsons 

Evolução de Os Simpsons
Evolução de Os Simpsons via Fox/reprodução/Olhar Digital

Desde sua estreia no The Tracey Ullman Show, em 1987, como curtas de um minuto, essa animação mudou consideravelmente.

Em 1989, quando a Fox lançou episódios de 30 minutos de Os Simpsons, a família já havia passado por mudanças notáveis. Suas características individuais permaneceram as mesmas, de modo geral, mas a animação foi atualizada.

Os vídeos curtos do The Tracey Ullman Show mostravam características básicas, como cabeças mais longas em Homer e Bart, por exemplo, e bocas menos arredondadas.

A partir de então, os personagens se mantiveram praticamente como as conhecemos, com mudanças de estilo advindas principalmente de uma mudança – da animação tradicional em celulose para a digital – a partir da 14ª temporada.

3. O Clube das Winx

Bloom de O Clube das Winx
Bloom de O Clube das Winx via Rainbow SpA e Nickelodeon/reprodução/Olhar Digital

Essa animação italiana se tornou muito popular no Brasil e no mundo durante o início dos anos 2000. A produção do episódio piloto começou em 1999, com um estilo bem demarcado da época. Então, em 2010, a Nickelodeon adquiriu os direitos da série e passou a produzir episódios. 

A passagem do tempo já havia afetado o estilo da animação, mas agora a saga será completamente relançada. A nova série, apesar de ser do mesmo criador, será lançada no segundo semestre de 2025 com animação em GCI – e com uma aparência completamente diferente.

4. Moranguinho

Versões da personagem Moranguinho
Moranguinho via Toei Animation e American Greetings/reprodução/Olhar Digital

Criada originalmente nos anos 1970 por Barbie Sergeant, a Moranguinho já passou por diversas alterações ao longo do tempo, tornando-se personagem de animação apenas na década de 1980.

Por conta de processos por uso indevido de propriedade intelectual, a personagem só ganhou outra animação em 2003 – sendo esta uma das versões mais conhecidas. 

Em 2010, uma nova série para TV foi lançada com animação 3D, mas dessa vez as mudanças no design da Moranguinho não tiveram muito sucesso. O projeto foi retomado em 2021, com uma série que volta às origens 2D da personagem.

5. Os Jovens Titãs

Versões de Os Jovens Titãs
Os Jovens Titãs via Warner Bros. Animation/reprodução/Olhar Digital

Os Jovens Titãs também passaram por vários estilos ao longo dos anos, não apenas nos quadrinhos ou em live-actions, eles têm um histórico surpreendente na animação.

Para muitos fãs, a versão de 2000 dos Jovens Titãs foi a introdução ao grupo e se tornou uma versão clássica da série. Desde então, novas versões foram criadas em estilos de animação bem diferentes, incluindo Os Jovens Titãs de 2003, New Teen Titans de 2011 e Os Jovens Titãs em Ação de 2013.

6. Scooby-Doo

Versões de Scooby-Doo
Scooby-Doo via Hanna-Barbera e Cartoon Network/reprodução/Olhar Digital

Como uma das mais antigas franquias de desenhos animados, é de se esperar que Scooby-Doo tenha passado por algumas mudanças de estilo. A série começou em 1969 com a animação original Scooby-Doo, Cadê Você?, em um estilo marcado do estúdio Hanna-Barbera.

A turma voltou a se reunir em 1988 com O Pequeno Scooby-Doo, que desviava do estilo tradicional de animação, apresentando um estilo mais fofo. Depois, em 2002, veio O Que Há de Novo, Scooby-Doo?, com mudanças modernas nos personagens.

Além dos filmes e spin-offs que acompanham a série desde seu início, outras versões foram criadas desde então. Por exemplo as animações Scooby-Doo! Mistério S/A de 2010, Que Legal, Scooby-Doo! de 2015, e Scooby-Doo e Convidados de 2019.

7. Ben 10 

Versões de Ben 10
Ben 10 via Cartoon Network/reprodução/Olhar Digital

Poucas franquias da Cartoon Network têm um público tão dedicado quanto “Ben 10”. A série original lançou a franquia em 2005, com traços inspirados em anime.

Depois, de 2008 a 2012, novas versões vieram com Ben 10: Força Alienígena e Ben 10: Supremacia Alienígena, respectivamente – mas os estilos de animação mudaram pouco.

Ainda que a franquia tenha passado por altos e baixos, as duas iterações seguintes não foram tão bem recebidas pelo público. Ben 10: Omniverse foi lançado em 2012 com um estilo diferente e desenhado à mão.

No entanto, muitos fãs pensam que o remake de 2016 é o ponto mais baixo da franquia no que diz respeito ao estilo de animação, acreditando que ela é genérica demais.

8. Sailor Moon

Sailor Moon original via Toei Animation e versão estadunidense via Toon Makers
Sailor Moon original via Toei Animation e versão estadunidense via Toon Makers/reprodução/Olhar Digital

Um projeto da Toon Makers tentou adaptar o anime Sailor Moon para o público estadunidense nos anos 1990.

Em suma, o projeto consistia em uma versão ocidentalizada do anime japonês. A ideia era criar uma série que pudesse atrair o público dos Estados Unidos, adaptando a história para um formato mais familiar aos telespectadores da época.

Contudo, o projeto não foi bem recebido e acabou sendo cancelado, nunca sendo oficialmente lançado.

9. Bob Esponja

Versões de Bob Esponja
Bob Esponja via Nickelodeon/reprodução/Olhar Digital

Com estreia em 1999, Bob Esponja Calça Quadrada é mais uma animação amada pelo público. No início de sua trajetória, ela era exibida em um estilo 2D simples, desenhado à mão. Ainda assim, ocasionalmente a animação também trazia elementos e personagens em live-action.

Com o tempo, Bob Esponja Calça Quadrada modernizou seu visual e suas técnicas de animação, precisando se adaptar, pelo menos até certo ponto, para acompanhar o visual de outras animações. A maioria das mudanças ocorreu nas cores e formas, já que o estilo ainda é um pouco semelhante – embora muito mais mudanças tenham ocorrido nos filmes com animação 3D.

10. My Little Pony

Versões de My Little Pony
My Little Pony via Sunbow Productions, Allspark e Netflix/reprodução/Olhar Digital

My Little Pony começou em 1981 como uma linha de brinquedos da Hasbro. Em 1984, a franquia ganhou seu primeiro especial de animação, My Little Pony: Rescue at Midnight Castle, seguido pela série Meu Querido Pônei em 1985. 

Em 2010, a franquia foi revitalizada com My Little Pony: A Amizade É Mágica, mostrando um estilo de animação moderno que gerou um grande sucesso. Ao longo dos anos, a série acumulou 8 temporadas e um filme em 2017. Em 2021, a franquia foi atualizada com My Little Pony: Nova Geração, trazendo novos personagens e animação CGI.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui