Uma aventura espacial, ou space opera, é um subgênero da ficção científica que combina elementos de drama, ação e romance ambientados em um cenário futurista e interestelar. São caracterizadas por épicas jornadas entre planetas, batalhas espaciais, personagens heroicos, conflitos políticos e complexos dilemas morais.
E a televisão foi profundamente impactada por esse tipo de produção. Ao longo de décadas, foram produzidas várias séries de aventura espacial que alcançaram grande sucesso de público e crítica, deixando um legado na cultura pop.
Diante disso, decidimos listar as 10 melhores séries de aventura espacial.
Space Opera: Top 10 Séries
Jornada nas Estrelas – Série Original (1966-1969)
- Disponível para assinantes da Netflix.
Um dos maiores clássicos da ficção científica de todos os tempos, “Jornada nas Estrelas – Série Original” é um marco na história da TV americana.
Contudo, é curioso ressaltar que a atração não fez esse sucesso fenomenal na sua exibição original, mas sim através de reprises na TV na década de 70.
Situado no século 23, o show segue a tripulação da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo Capitão James T. Kirk (William Shatner) e seu oficial de ciências, Spock (Leonard Nimoy).
Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987-1994)
- Disponível para assinantes da Netflix e Paramount+.
Parte da franquia “Star Trek”, “A Nova Geração” foi um sucesso de público e crítica, sendo reconhecida como uma das melhores séries da TV norte-americana.
Ambientada no século 24, a série gira em torno da tripulação da USS Enterprise-D, uma nave da Federação Unida dos Planetas.
Liderada pelo Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), a missão da nave é explorar novos mundos, buscar novas formas de vida e novas civilizações.
Fundação (2021-presente)
- Disponível para assinantes do Apple TV+.
Vazamento baseado na série de livros homônimos escritos por Isaac Asimov, “Fundação” é uma série sci-fi produzida pela Apple TV+.
No enredo, através da psico-história, o matemático Hari Seldon (Jared Harris) prevê a queda do Império Galáctico e formula um plano para reduzir o período de caos subsequente.
Para isso, ele cria a Fundação, destinada a preservar e expandir o conhecimento humano.
The Expanse (2015-2022)
- Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.
Baseada na série de livros de mesmo nome, escrita por James S.A. Corey, “The Expanse” é uma das séries de ficção científica mais elogiadas dos últimos anos.
A atração se passa em um futuro onde a humanidade colonizou o sistema solar. A trama acompanha um grupo de protagonistas que estão no centro de uma grande conspiração.
Battlestar Galactica (2004-2009)
- Não disponível nos streamings.
Reboot do seriado original de 1978, esta versão de “Battlestar Galactica” recebeu aclamação da crítica e conquistou uma legião de fãs.
A série se passa em um futuro distante, onde a humanidade, espalhada por doze colônias, é quase aniquilada por uma raça de robôs conhecida como Cylons.
O Battlestar Galactica, aparentemente o único navio militar restante, lidera a pequena frota de sobreviventes rumo à lendária 13ª colônia, conhecida como Terra.
Babylon 5 (1993-1998)
- Não disponível nos streamings.
A space opera “Babylon 5” é notável por seu arco de história planejado de cinco anos, uma raridade na época. A série se passa na estação espacial Babylon 5, uma gigantesca instalação diplomática que é palco de intrigas políticas e tensões raciais.
A série foi uma das primeiras a utilizar CGI extensivamente para criar suas cenas espaciais e naves. Recebeu elogios por sua trama complexa e profunda em uma época em que isso não era comum nas séries de TV.
Farscape (1999–2003)
- (Disponível gratuitamente no Plex, mas apenas no áudio original e legendas em inglês)
Ganhando reconhecimento e status de obra cult ao longo dos anos, “Farscape” teve um cancelamento abrupto após sua 4ª temporada. Contudo, a série ganhou uma conclusão na minissérie “Farscape: The Peacekeeper Wars”.
A série gira em torno de um diversificado grupo de personagens que estão a bordo de Moya, uma nave viva. Eles tentam fugir da organização militarista conhecida como Peacekeepers.
O protagonista é John Crichton (Ben Browder), um astronauta americano que, durante um voo experimental, é acidentalmente transportado através de um buraco de minhoca para uma parte distante do universo.
Firefly (2002)
- Não disponível nos streamings.
Criada por Joss Whedon (“Buffy – A Caça-Vampiros”), “Firefly” é uma série de space opera que teve vida curta, sendo cancelada prematuramente com apenas uma temporada.
Porém, a série desenvolveu uma base de fãs leal e se tornou cult. Com isso, “Firefly” ganhou um desfecho em forma de longa-metragem: “Serenity – A Luta Pelo Amanhã” (2005).
A série segue as aventuras da tripulação da nave espacial Serenity, comandada pelo Capitão Malcolm “Mal” Reynolds (Nathan Fillion).
- “Serenity – A Luta Pelo Amanhã“ está disponível para alugar e comprar no Apple TV, Prime Video e YouTube Filmes.
Stargate SG-1 (1997–2007)
- Disponível no MGM+ Apple TV Channel e MGM+ Amazon Prime Video TV Channel (Com exceção da 3ª Temporada).
Baseada no filme “Stargate” (1994), “SG-1” foi um grande sucesso de público e também recebeu elogios da crítica, sendo indicada a várias premiações. O enredo da série se passa aproximadamente um ano após os eventos do filme original.
A série acompanha as aventuras da equipe SG-1, uma unidade de operações especiais da Força Aérea dos Estados Unidos. Eles utilizam o Stargate, um dispositivo alienígena antigo que cria portais para outros planetas na galáxia.
The Mandalorian (2019-presente)
- Disponível para assinantes do Disney+.
Primeira série live-action da franquia “Star Wars”, “The Mandalorian” teve ampla recepção positiva da crítica e do público. Seu enredo se passa cinco anos após os eventos de “O Retorno de Jedi” (1983).
A série segue o Mandaloriano (Pedro Pascal), um solitário caçador de recompensas que protege uma criança sensível à Força, Grogu (“Baby Yoda”), das forças imperiais remanescentes.