sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologia10 melhores jogos de investigação para PC

10 melhores jogos de investigação para PC

Para aqueles que buscam um ótimo passatempo ou uma diversão instigante e imersiva para PC, os jogos de investigação são uma boa pedida. 

Então, pensando nisso, resolvemos elaborar uma lista com os 10 melhores jogos de investigação disponíveis para PC. Confira a seguir!

Jogos de Investigação: Top10

Paradise Killer

Paradise Killer / Crédito: Kaizen Game Works, Fellow Traveller (divulgação)

Com uma trama de detetive intrigante, “Paradise Killer” é um jogo de aventura e investigação desenvolvido pela Kaizen Game Works. 

O jogador controla a investigadora Lady Love Dies, que é retirada de seu exílio para resolver o mistério por trás dos assassinatos em Paradise Island. 

Em um mundo aberto, os jogadores exploram livremente a ilha, conversam com os habitantes e coletam evidências para desvendar o mistério. A jogabilidade é não linear, permitindo que você escolha a ordem em que investiga os diferentes aspectos do caso.

L.A. Noire

L.A. Noire / Crédito: Team Bondi, Rockstar Games (divulgação)

Ambientado na Los Angeles dos anos 40, “L.A. Noire” segue Cole Phelps, um detetive da polícia que progride de cargo dentro do departamento. O aclamado jogo foi desenvolvido pela Team Bondi e publicado pela Rockstar Games.

Em um mundo aberto com perspectiva em terceira pessoa, o jogador investiga uma série de casos, desde crimes comuns até conspirações complexas. Os jogadores precisam coletar evidências, interrogar suspeitos e tomar decisões que podem influenciar o desenrolar da história. 

Outros destaques são a tecnologia de captura de expressões faciais, que traz realismo aos personagens, e a opção de jogar em preto e branco para emular o cinema noir. 

Murdered: Soul Suspect

Murdered: Soul Suspect / Crédito: Airtight Games, Square Enix (divulgação)

Com uma trama intrigante, em “Murdered: Soul Suspect” você controla Ronan O’Connor, um detetive de polícia em uma versão fictícia de Salem que está perseguindo um serial killer. 

Contudo, ainda no início do jogo, o protagonista é assassinado pelo serial killer. Porém, Ronan retorna como um fantasma e deve resolver o mistério de sua própria morte. 

Desenvolvido pela Airtight Games e publicado pela Square Enix, o jogo traz elementos de investigação e exploração.

The Wolf Among Us

The Wolf Among Us / Crédito: Telltale Games (divulgação)

Jogo de aventura episódico produzido pela Telltale Games, “The Wolf Among Us” é inspirado na série de quadrinhos “Fables” de Bill Willingham. A trama desenrola-se em Fabletown, um bairro em Nova York oculto dos olhos dos humanos comuns, habitado por personagens de contos de fadas e fábulas. 

O jogador controla Bigby Wolf, o xerife local, encarregado de investigar uma série de assassinatos enigmáticos. Com uma perspectiva de terceira pessoa, “The Wolf Among Us” é um jogo de aventura gráfica. O foco está na história, interação com personagens e exploração dos ambientes. 

Enquanto explora, o jogador encontrará objetos para interagir, utilizando um cursor para selecioná-los e examiná-los. As conversas com os personagens apresentam-se em forma de árvores de diálogo.

Murder by Numbers

Murder by Numbers / Crédito: Mediatonic, The Irregular Corporation (divulgação)

Desenvolvido pela Mediatonic, “Murder by Numbers” é um jogo de quebra-cabeça e mistério. O game combina elementos de visual novel com quebra-cabeças estilo “nonograma”. 

A história se passa na Los Angeles dos anos 90 e segue Honor Mizrahi, uma atriz que se torna uma detetive amadora após encontrar um robô chamado SCOUT. A dupla passa a investigar vários casos de assassinato.

Os jogadores deverão interrogar testemunhas e suspeitos, e investigar áreas em busca de pistas. Durante a investigação, eles encontram quebra-cabeças de nonograma. 

Esses quebra-cabeças são como desafios de pintar quadrados em uma grade de acordo com números em suas margens. Ao resolver os nonogramas, os jogadores encontram evidências que podem ser usadas para avançar na história.

Disco Elysium

Disco Elysium / Crédito: ZA/UM (divulgação)

Aclamado pela crítica especializada, “Disco Elysium” foi desenvolvido e publicado pela ZA/UM. O jogo é um RPG não tradicional, focado mais em árvores de diálogo e testes de habilidade. Nele, você encarna um detetive que sofre de amnésia devido ao abuso de álcool e drogas, em busca de resolver um assassinato. 

Durante o jogo, quatro habilidades principais definem as aptidões do seu personagem: Intelecto (para raciocinar), Psique (para sentir), Físico (para agir) e Motricidade (para movimentar-se). 

Cada uma dessas habilidades possui subcategorias específicas que influenciam em diversas situações. Ao subir de nível, você recebe pontos de habilidade para investir nessas áreas. 

Heavy Rain

Heavy Rain / Crédito: Quantic Dream, Sony Computer Entertainment (divulgação)

Sucesso comercial e de crítica, “Heavy Rain” é um jogo desenvolvido pela Quantic Dream. Ele é um thriller interativo que coloca os jogadores no controle de quatro personagens principais, cada um com sua própria história e motivações. 

Contudo, todos estão envolvidos no mistério do assassino em série conhecido como Origami Killer. 

O jogo é conhecido por seu foco na narrativa ramificada. As escolhas dos jogadores influenciam diretamente o curso da história e o destino dos personagens. As decisões tomadas podem levar a diferentes desfechos, resultando em múltiplos finais possíveis.

Return of the Obra Dinn

Return of the Obra Dinn / Crédito: Lucas Pope, 3909 LLC. (divulgação)

Criado pelo designer independente Lucas Pope, “Return of the Obra Dinn” recebeu vários prêmios e aclamação da crítica. Com visão em primeira pessoa, o jogo é um quebra-cabeça lógico-investigativo. Também conta com estilo visual monocromático inspirado em monitores de computador antigos. 

Situado em 1807, você controla um investigador da Companhia das Índias Orientais enviado para a embarcação Obra Dinn, que retornou misteriosamente depois de cinco anos com toda a tripulação morta. 

A missão é descobrir o que aconteceu a bordo, identificando as vítimas, como elas morreram e quem foi responsável por suas mortes. A investigação é realizada por meio de um relógio de bolso que, ao examinar os corpos das vítimas, permite voltar no tempo para o momento exato de suas mortes.

Sherlock Holmes: The Devil’s Daughter

Sherlock Holmes: The Devil’s Daughter / Crédito: Frogwares, Bigben Interactive (divulgação)

A Frogwares desenvolveu uma série de jogos baseados nas histórias de Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle. Um deles é “Sherlock Holmes: The Devil’s Daughter”. 

Na trama, Holmes está cuidando da filha de Moriarty, Katelyn. Quando uma nova vizinha misteriosa passa a causar problemas aos dois, Holmes investiga sua origem ao mesmo tempo que se envolve em diferentes casos.

Os jogadores exploram cenas de crime, coletam pistas e as conectam em um tabuleiro de dedução. Esta mecânica leva a diferentes possibilidades de dedução, onde o jogador pode tanto acertar quanto falhar na investigação. 

The Last Express

The Last Express / Crédito: Smoking Car Productions, Broderbund, Interplay, DotEmu (divulgação)

Projetado por Jordan Mechner e publicado pela Broderbund, “The Last Express” é um jogo de características únicas. Você controla um americano que aceita um convite para viajar em um luxuoso trem dias antes do início da Primeira Guerra Mundial. 

Porém, ao embarcar no trem, o jogador se encontra no meio de uma intriga envolvendo espionagem, assassinato e conspiração política. 

O jogo acontece em tempo real. Os personagens têm seus próprios horários e rotinas. Isso significa que eventos continuarão a acontecer independentemente das ações do jogador. Além disso, o jogo conta com enredo não linear e múltiplos finais, dependendo das ações do jogador.




com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui