O filme de terror “Imaculada”, que está em cartaz nos cinemas desde 30 de maio, traz a atriz Sydney Sweeney interpretando uma freira. Contudo, este é mais um dos filmes recentes a apresentar a figura das freiras em um contexto de terror.
Aliás, as freiras costumam ser figuras de grande interesse no cinema há muito tempo. Diversos filmes de variados gêneros já utilizaram as freiras para explorar temas que vão além dos religiosos.
Inclusive, existe até um subgênero específico que explora a figura e a iconografia das freiras: o Nunsploitation. Esse polêmico subgênero, que teve maior relevância nos anos 70, apresentava histórias envolvendo freiras, frequentemente abordando temas de sexualidade reprimida, sadomasoquismo, críticas à Igreja e eventos históricos que envolvem abuso de poder religioso.
Inspirados nisso, resolvemos listar 10 filmes que trazem as freiras no centro da história.
Benedetta (2021)
- Disponível para assinantes do Telecine.
Baseado em uma história real, “Benedetta” é vagamente adaptado do livro de não-ficção “Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy”, de Judith C. Brown. O longa é dirigido pelo cultuado cineasta Paul Verhoeven (“Robocop”).
A trama segue Benedetta (Virginie Efira), uma freira que tem visões de Jesus Cristo e desenvolve um relacionamento amoroso com outra irmã, Bartolomea (Daphné Patakia). O elenco ainda conta com Charlotte Rampling.
Uma Cruz à Beira do Abismo (1959)
- Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.
Baseado no romance de Kathryn Hulme, “Uma Cruz à Beira do Abismo” é um drama dirigido por Fred Zinnemann. A atriz Audrey Hepburn estrela como a freira Luke/Gabrielle Van Der Mal.
A trama acompanha Gabrielle, uma jovem belga de família que ingressa em um convento para se tornar freira. O filme retrata suas lutas internas e externas enquanto tenta se ajustar à vida religiosa.
Mudança de Hábito (1992)
- Disponível para assinantes do Disney+.
A comédia “Mudança de Hábito” traz Whoopi Goldberg em uma performance de destaque, que fez muito sucesso em seu lançamento. A atriz interpreta Deloris, uma cantora de boate que, após testemunhar seu namorado mafioso (Harvey Keitel) cometer um assassinato, é colocada em um programa de proteção a testemunhas.
No entanto, ela é enviada para se esconder em um convento e se disfarçar de freira. O elenco ainda conta com Maggie Smith.
O longa possui uma sequência: “Mudança de Hábito 2 – De Volta ao Convento”, de 1993, também disponível do Disney+.
Maus Hábitos (1983)
- Disponível para assinantes do Netflix e Amazon Prime Video.
- Disponível gratuitamente no Pluto TV.
Escrito e dirigido pelo renomado Pedro Almodóvar, “Maus Hábitos” é um filme espanhol de comédia. O longa apresenta um humor ácido em relação a temas religiosos.
Na trama, uma cantora de boate busca refúgio em um convento após testemunhar a morte de seu namorado por overdose. Todavia, o convento conta com a presença de uma madre superiora lésbica e viciada em drogas, além de outras freiras com comportamentos que fogem do convencional.
Narciso Negro (1947)
- Disponível para assinantes do Belas Artes à La Carte e Claro TV+
Baseado no romance homônimo de Rumer Godden, “Narciso Negro” é um aclamado drama psicológico britanico com forte componente visual. O longa conta com direção da dupla Michael Powell e Emeric Pressburger (“Os Sapatinhos Vermelhos”).
O filme tem Deborah Kerr, Sabu, David Farrar, Flora Robson, Esmond Knight, Jean Simmons e Kathleen Byron no elenco.
A trama segue um grupo de freiras anglicanas, lideradas pela Irmã Clodagh (Kerr), em um pequeno convento no Himalaia. Elas tentam estabelecer uma escola e um hospital em um remoto palácio abandonado. Porém, algumas das freiras passam a lidar com desejos reprimidos, tentações e tensões.
Irmã Morte (2023)
- Disponível para assinantes da Netflix.
Uma produção espanhola, “Irmã Morte”, é um filme de terror sobrenatural. O longa conta com a direção de Paco Plaza, co-criador da franquia de filmes de zumbis “REC”. É também uma prequela do filme “Verônica”, de 2017.
O filme se passa na Espanha nos anos 40. A trama segue uma noviça com poderes sobrenaturais (Aria Bedmar). Ela chega como professora em um convento que funciona como escola para meninas. Entretanto, o local guarda segredos terríveis e a noviça passa por experiências paranormais.
A Primeira Profecia (2024)
- Não disponível nos streamings.
Prequel de “A Profecia” (1976), “A Primeira Profecia” é um filme de terror sobrenatural bem recebido pela crítica especializada. O longa tem no elenco Nell Tiger Free, Tawfeek Barhom, Ralph Ineson e Bill Nighy. O elenco ainda conta com a atriz brasileira Sônia Braga.
Na trama, uma noviça americana (Tiger Free) é convidada a ir para Roma concluir sua vocação. Lá, ela é designada para cuidar de uma jovem problemática. Porém, ela descobre uma conspiração sinistra para provocar o nascimento do Anticristo.
A Religiosa (1966)
- Não disponível nos streamings.
Baseado no romance de Denis Diderot, “A Religiosa” é um drama dirigido pelo renomado cineasta e crítico Jacques Rivette. Anna Karina estrela o filme, interpretando Suzanne, uma jovem que é forçada a se tornar freira contra sua vontade.
A trama acompanha Suzanne, que não gosta da vida religiosa e passa por extrema infelicidade. Ela sofre nas mãos das madres superioras – o sadismo de uma e os assédios sexuais de outra – ao longo de sua jornada.
A Freira (2018)
- Disponível para assinantes do Max e Claro TV+
Spin-off da franquia “Invocação do Mal”, este é mais um filme de terror sobrenatural que usa a figura das freiras.
O longa tem no elenco Taissa Farmiga, Demián Bichir e Jonas Bloquet. Bonnie Aarons interpreta a Freira Demoníaca. Na trama, um padre e uma noviça investigam o suicídio de uma freira.
O filme possui uma sequência: “A Freira 2”, de 2023, que também está disponível no streaming Max.
Madre Joana dos Anjos (1961)
- Não disponível nos streamings.
O filme de drama e terror polonês “Madre Joana dos Anjos” conta com a direção de Jerzy Kawalerowicz. O longa baseia-se na novela “Matka Joanna od Aniołów” de Jarosław Iwaszkiewicz, que, por sua vez, é inspira-se em eventos históricos reais ocorridos em Loudun, França, no século XVII.
Na trama, um padre vai a um convento remoto para investigar um possível caso de possessão. Acredita-se que a madre superiora e várias outras freiras sofreram possessões demoníacas.