Infelizmente, um dos ícones do cinema americano viu-se obrigado a encerrar sua carreira como ator de forma precoce. Em 2022, Bruce Willis foi recebeu o diagnóstico de afasia, um distúrbio que impacta significativamente a habilidade de comunicação e compreensão da linguagem.
Posteriormente, em 2023, a família de Willis anunciou que ele também estava enfrentando o diagnóstico de demência frontotemporal.
Como uma homenagem à sua extraordinária carreira, destacamos alguns dos mais notáveis trabalhos de Bruce Willis no cinema.
Bruce Willis: top10 filmes
Duro de Matar (1988)
- Disponível para assinantes do Star+.
O primeiro filme da série “Duro de Matar” é um clássico do cinema de ação. Nele, Bruce Willis deixou sua marca na cultura pop ao interpretar o John McClane, um herói distinto por sua falibilidade e vulnerabilidade, características que o destacam dos protagonistas típicos dos filmes de ação.
A trama se desenrola durante a época do Natal, seguindo o detetive da polícia John McClane enquanto ele enfrenta sozinho um grupo terrorista que invade um prédio comercial em Los Angeles.
O filme conta com a direção do cultuado John McTiernan (“Predador”) e uma atuação marcante de Alan Rickman como o vilão.
Como menção honrosa e dica bônus, vale a pena assistir a “Duro de Matar 3: A Vingança”, também com Willis e McTiernan , também disponível no Star+.
O Sexto Sentido (1999)
- Disponível para assinantes do Star+.
Neste aclamado suspense de M. Night Shyamalan, Bruce Willis estrela como um psicólogo infantil. Seu paciente é um garoto (Haley Joel Osment) que afirma ver e conversar com pessoas mortas.
Com uma das reviravoltas mais marcantes da história do cinema, “O Sexto Sentido” recebeu indicação a seis Oscars. O elenco ainda conta com Toni Collette.
Encontro às Escuras (Blind Date, 1987)
- Disponível para alugar ou comprar na Apple TV e Youtube Filmes.
Um dos primeiros trabalhos de Bruce Willis nos cinemas foi esta comédia romântica dirigida pelo prestigiado cineasta Blake Edwards. O filme foi injustiçado pela crítica americana na época de seu lançamento, entretanto, foi um sucesso de bilheteria.
Na trama, um yuppie workaholic (Willis) precisa de companhia para um jantar importante de negócios com seus empregadores. Seu irmão arranja um encontro às cegas com uma bela mulher (Kim Basinger). Contudo, ela perde o controle toda vez que bebe álcool.
Corpo Fechado (2000)
- Disponível para assinantes do Star+.
Mais um filme da parceria Shyamalan e Willis, “Corpo Fechado”, foi bem recebido pela crítica especializada. Com temática de super-herói, a Time listou-o como um dos dez melhores filmes do gênero de todos os tempos.
Na trama, o segurança David Dunn (Willis) sobrevive a um acidente fatal de trem completamente ileso. Contudo, ele passa a lidar de forma intensa com essa descoberta quando conhece Elijah Price (Samuel L. Jackson), um misterioso colecionador de revistas em quadrinhos que possui uma doença que o deixa com o corpo debilitado.
Como menção honrosa: vale a pena assistir a “Vidro”, sequência do filme e disponível no Star+.
O Indomável – Assim É Minha Vida (1994)
- Disponível para assinantes do Oldflix.
Bruce Willis tem um papel de destaque e desempenha uma excelente performance nesta elogiada comédia dramática. Baseado em um romance de Richard Russo, “O Indomável – Assim É Minha Vida” conta com a direção de Robert Benton (“Kramer vs Kramer”).
O filme é protagonizado por Paul Newman, que interpreta um homem de 60 anos teimoso cuja vida é transformada quando seu filho chega à sua pacata cidade trazendo seu neto.
O elenco ainda conta com Jessica Tandy e Melanie Griffith. Bem recebido pela crítica, o filme recebeu duas indicações ao Oscar.
À Beira da Loucura (Breakfast of Champions, 1999)
- Não disponível nos streamings.
Baseado no romance de Kurt Vonnegut Jr., “À Beira da Loucura” é uma comédia ácida dirigida pelo cultuado cineasta Alan Rudolph (“Corações Solitários”). O filme foi um fracasso de crítica e bilheteria na época de seu lançamento, mas posteriormente recebeu reconhecimento de importantes críticos de cinema, como Luc Moullet.
Bruce Willis estrela a produção vivendo um respeitado e bem-sucedido dono de uma concessionária de carros que está à beira de um colapso nervoso, beirando ao suicídio.
O elenco ainda conta com Albert Finney, Nick Nolte, Barbara Hershey, Glenne Headly, Lukas Haas e Omar Epps.
Pulp Fiction (1994)
- .Disponível para assinantes do Netflix e Telecine.
Aclamado filme de Quentin Tarantino, “Pulp Fiction” conta com uma narrativa não-linear que acompanha vários personagens envolvidos com o submundo do crime e da violência. Bruce Willis estrela uma das histórias, vivendo Butch Coolidge, um pugilista que vence uma luta de boxe que deveria ter perdido.
O filme conta ainda com John Travolta, Samuel L. Jackson, Tim Roth, Ving Rhames e Uma Thurman. “Pulp Fiction” é um dos filmes mais influentes do cinema americano. O longa ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o prêmio de Melhor Roteiro Original no 67º Oscar.
Os Doze Macacos (1995)
- Disponível para assinantes do Telecine.
Ficção científica dirigida por Terry Gilliam, “Os Doze Macacos” é uma adaptação do curta-metragem francês “La Jetée”, de Chris Marker.
Na trama, um prisioneiro de um futuro distópico (Bruce Willis) é enviado de volta no tempo para descobrir a origem de um vírus mortal. No entanto, ele é enviado anos antes do que era planejado.
Além de Willis, que protagoniza a produção, o elenco conta com Brad Pitt e Madeleine Stowe.
Armageddon (1998)
- Disponível para assinantes do Star+.
O filme catástrofe “Armageddon” foi um sucesso de bilheteria e é um dos filmes mais populares de Bruce Willis diante do grande público internacional.
O filme segue um grupo de operários petrolíferos chefiados por Harry S. Stamper (Willis), enviados pela NASA para destruir um gigantesco asteroide em rota de colisão com a Terra.
Dirigido por Michael Bay (“A Rocha”, franquia “Transformers”), o filme conta com um elenco repleto de estrelas: Ben Affleck, Billy Bob Thornton, Liv Tyler, Owen Wilson, Will Patton, Peter Stormare, William Fichtner, Robert Duvall, Michael Clarke Duncan, Keith David e Steve Buscemi.
O Último Boy Scout (1991)
- Disponível para alugar ou comprar na Apple TV, Amazon Prime Video e Youtube Filmes.
Bruce Willis protagoniza esta comédia policial ao lado de Damon Wayans, o Michael Kyle de “Eu, a Patroa e as Crianças”. O filme conta om a direção de Tony Scott (“Top Gun – Ases Indomáveis”) e tem roteiro de Shane Black (franquia “Máquina Mortífera”).
Na trama, um investigador particular (Willis) se junta a um astro do futebol americano em um momento polêmico da carreira (Wayans). Eles investigam uma conspiração política que também envolve o mundo dos esportes.