domingo, outubro 6, 2024
InícioCiência e tecnologia10 jogos que completam 30 anos em 2024

10 jogos que completam 30 anos em 2024

Lembra daqueles tempos dos videogames em que a pixel art reinava? Sim, estamos falando dos anos 90, desta vez especificamente de 1994. Este ano foi especial para os videogames. Inclusive, muitos desses jogos trouxeram grandes inovações, deixaram um legado duradouro e são vistos como alguns dos melhores games de todos os tempos.

Então que tal relembrar alguns desses jogos notáveis? A seguir, listamos 10 jogos que completam 30 anos em 2024. Prepare-se para relembrar aventuras inesquecíveis, personagens icônicos e inovações que mudaram para sempre a história dos videogames.

Earthworm Jim

Earthworm Jim / Crédito: Shiny Entertainment (divulgação)

Desenvolvido pela Shiny Entertainment, “Earthworm Jim” conta com gráficos em um estilo de animação desenhada à mão bastante fluido. Além disso, o jogo apresenta um humor peculiar. E isso se evidencia pelo herói extravagante Jim, uma minhoca com um traje espacial robótico que enfrenta as forças do mal. 

Com elementos de “run and gun”, Jim deve evitar obstáculos e derrotar inimigos com uma metralhadora e usando seu corpo de minhoca como um chicote. Além disso, há fases variadas onde Jim salta de bungee-jumping contra uma gosma, pilota um foguete e navega em um submarino.

  • Disponível na Steam.
  • Plataformas: Mega Drive, Super Nintendo, Sega CD, Game Boy, Game Gear, PC, Master System e Game Boy Advance.

Doom II

Doom II / Crédito: id Software, GT Interactive (divulgação)

Também conhecido como “Doom II: Hell on Earth”, este jogo de tiro em primeira pessoa lançado pela id Software repetiu o sucesso do lendário jogo antecessor. Foi um sucesso comercial e crítico estrondoso e reconhecido também como um dos melhores jogos da história. 

Refinando os aspectos do jogo antecessor, “Doom II” apresenta uma nova arma, níveis maiores e novos inimigos. Controlando novamente Doomguy, a trama segue após os eventos de “Doom”, onde demônios invadem a Terra após a abertura de um portal.

  • Disponível na Steam.
  • Plataformas: MS-DOS.

Donkey Kong Country

Donkey Kong Country / Crédito: Rare, Nintendo (divulgação)

Um dos primeiros jogos a usar gráficos pré-renderizados 3D, “Donkey Kong Country” é para muitos especialistas uma game revolucionário e um dos melhores jogos de todos os tempos. Seus gráficos inovadores, trilha sonora, jogabilidade e diversão deram a esse jogo aclamação crítica e comercial. 

Desenvolvido pela Rare, “Donkey Kong Country” é um jogo de plataforma side-scrolling que segue as aventuras de Donkey Kong e seu parceiro Diddy Kong. Os jogadores atravessam uma série de fases divididas em diferentes ambientes, pulando sobre inimigos, coletando itens e explorando os níveis em busca de segredos. O jogo também apresenta elementos de quebra-cabeça.

  • Plataformas: Super Nintendo, Game Boy Color e Game Boy Advance.

Final Fantasy VI

Final Fantasy VI / Crédito: Square (divulgação)

Outro jogo com presença frequente em listas de melhores da história dos games. “Final Fantasy VI” foi premiado e aclamado pela crítica especializada. Desenvolvido e publicado pela Square, este é o último título da franquia a apresentar gráficos baseados em sprites 2D. 

Com temáticas maduras, no jogo, um império ditatorial maligno busca dominar o mundo usando magia e tecnologia. Os jogadores controlam um grupo diversificado de personagens, cada um com suas próprias habilidades e histórias pessoais.

  • Plataformas: Super Nintendo, PlayStation Game Boy Advance, Android, iOS, Windows, Nintendo Switch e PlayStation 4.
X-COM: UFO Defense / Crédito: Mythos Games, MicroProse (divulgação)

Combinando elementos de estratégia em turnos, simulação de gerenciamento em tempo real, combate tático e temática de ficção científica, “X-COM: UFO Defense” é considerado um clássico. Influente, o jogo foi um sucesso inesperado e ganhou um sólido status de culto. 

Desenvolvido pela Mythos Games e MicroProse, e planejado por Julian Gollop, o jogo é dividido em duas partes principais. Na parte de combate, os jogadores enviam e dão ordens a esquadrões de soldados para combater alienígenas em missões táticas por turnos.

Na parte de gerenciamento da base, os jogadores constroem e expandem bases, recrutam e treinam soldados, conduzem pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e gerenciam finanças. 

  • Disponível na Steam.
  • Plataformas: DOS, Amiga, CD32, PlayStation 1 e Windows.

Super Metroid

Super Metroid / Crédito: Nintendo (divulgação)

Desenvolvido pela Nintendo e Intelligent Systems, “Super Metroid” é aclamado pela crítica e pelos gamers como um dos melhores jogos de todos os tempos. O título é o terceiro jogo da série Metroid e ajudou a definir o gênero futuramente nomeado como “Metroidvania”. 

No controle de Samus, o jogador explora de forma não linear e livre um vasto mapa. Novas áreas são desbloqueadas a partir da obtenção de novas habilidades e armas. O jogo ainda é elogiado por sua atmosfera tensa, trilha sonora marcante e elementos de ficção científica e terror.

  • Plataformas: Super Nintendo.

Sonic the Hedgehog 3

Sonic the Hedgehog 3 / Crédito: Sega (divulgação)

Continuando o sucesso comercial e de crítica das entradas anteriores, “Sonic the Hedgehog 3” prossegue com as aventuras do famoso ouriço azul da Sega. No controle de Sonic e Tails, os jogadores enfrentam níveis desafiadores, combatendo inimigos, coletando aneis e buscando recuperar as esmeraldas do caos.

O vilão Dr. Robotnik está de volta, e, além disso, o jogo apresenta o personagem Knuckles, que coloca armadilhas para Sonic e Tails. O jogo introduziu alguns elementos novos, como os escudos elementais que concedem habilidades e a capacidade de Tails voar por um curto período de tempo girando sua cauda como um helicóptero.

  • Plataformas: Mega Drive e Windows.

Sonic & Knuckles

Sonic & Knuckles / Crédito: Sega (divulgação)

Sequência direta de “Sonic the Hedgehog 3”, neste jogo você controla Sonic ou Knuckles. Semelhante aos outros jogos da série, “Sonic & Knuckles” também recebeu aclamação de público e crítica. 

“Sonic & Knuckles” é notável pelo seu cartucho que possui um slot na parte superior para que outro jogo possa se conectar a ele. Isso permitia que os jogadores combinassem os cartuchos de “Sonic & Knuckles” com os de “Sonic the Hedgehog 2” e “Sonic the Hedgehog 3”, desbloqueando conteúdo adicional.

  • Plataformas: Mega Drive e Windows.

EarthBound

EarthBound / Crédito: Ape Inc., HAL Laboratory, Nintendo (divulgação)

Desenvolvido pela HAL Laboratory e Ape Inc., este RPG japonês é a segunda entrada na série Mother. Seu nome original é “Mother 2”, mas nos EUA recebeu o nome de “EarthBound” em seu lançamento em 1995. Notório por suas funcionalidades de RPG únicas, “EarthBound” ganhou status cult ao longo dos anos e é um dos jogos mais influentes e aclamados da história. 

No enredo, o garoto Ness e seus amigos embarcam em uma jornada para salvar o mundo de uma ameaça alienígena, o Giygas. Ambientado em um mundo moderno surreal que parodia os EUA, o jogo apresenta referências à cultura pop e um senso de humor excêntrico e satírico.

  • Plataformas: Super Nintendo e Game Boy Advance.

Virtua Fighter 2

Virtua Fighter 2 / Crédito: Sega (divulgação)

Sequência do aclamado “Virtua Fighter”, este jogo de luta lançado pela Sega foi um marco na história dos jogos de luta em 3D. “Virtua Fighter 2″ foi inicialmente lançado para os arcades em 1994, mas depois foi portado para várias plataformas. 

O jogo foi um dos primeiros a usar personagens com mapeamento de textura 3D e animação por captura de movimento. O título também recebeu muitos elogios por sua jogabilidade e por seus personagens que tinham seu próprio estilo de luta e conjunto único de movimentos.

  • Disponível na Steam.
  • Plataformas: Arcade, Sega Saturn, Mega Drive, R-Zone, PlayStation 2, Microsoft Windows, Virtual Console, iOS, PlayStation 3 e Xbox 360.




com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui