Há 20 anos, no dia 29 de janeiro de 2004 foi lançada a campanha “Travesti e Respeito” promovida em Brasília pelo Ministério da Saúde. Desde então, a data marca Dia da Visibilidade das Pessoas Trans e Travesti, como símbolo de resistência e luta. Confira a seguir 10 filmes e séries com personagens trans para você assistir no streaming.
10 filmes e séries que contam histórias de pessoas trans para maratonar online
Alice Júnior (Prime Video)
A trama apresenta a vida de Alice, uma adolescente trans que compartilha vídeos no YouTube e se vê com problemas quando seu pai precisa mudar para uma cidade conversadora no interior do Paraná. Enfrentando preconceitos e desafios em sua nova escola, Alice luta para se afirmar e conquistar seu maior desejo: dar seu primeiro beijo. O filme traz uma mensagem sobre respeito, aceitação e autenticidade.
A Garota Dinamarquesa (Prime Video)
A história acompanha a vida do casal de artistas Einar e Gerda Wegener. Em um determinado dia Gerda decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Em uma busca de autorreconhecimento, inicia o processo de mudança de sexo e passa a se chamar Lili Elbe. Sua transformação acontece com o apoio, ainda que conturbado, de sua esposa Gerda. Lili Elbe foi uma das primeiras pessoas a realizar uma cirurgia de redesignação de gênero.
Vidas Que Transcendem (Globoplay)
Série documental conta experiências, mudanças e vivências de pessoas trans, travestis e não binárias durante as práticas de bem-estar e esportes ao ar livre. Ao longo de cinco episódios, os participantes compartilham suas histórias de superação, destacando a importância da inclusão e da representatividade nesses espaços.
A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson (Netflix)
A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson é um documentário que investiga a misteriosa morte de Marsha P. Johnson, ativista trans e ícone dos direitos LGBTQIA+. A obra revisita sua vida, luta pela justiça e legado no movimento queer.
De volta aos 15 (Netflix)
Em meio a história de Anita, existe a narrativa de César, irmão de Fabrício, seu amigo na adolescência. Inicialmente apresentado como César, é um garoto que passada por uma jornada de autodescoberta e aceitação. No decorrer da trama, César reconhece-se como uma pessoa transgênero, adotando o nome Camila após sua transição. Na fase adulta, Camila é interpretada por Alice Marcone e se torna uma escritora de sucesso, mantendo uma amizade duradoura com Anita e Carol.
Paloma (Globoplay)
“Paloma” apresenta a história de uma agricultora transgênero que sonha em realizar um casamento tradicional na igreja com seu namorado, Zé. Após a recusa do padre local em celebrar a cerimônia devido à sua identidade de gênero, Paloma enfrenta preconceitos e desafios na sociedade rural.
Maria Luiza (Globoplay)
Documentário que narra a trajetória de Maria Luiza da Silva, a primeira mulher trans reconhecida nas Forças Armadas Brasileiras. Após 22 anos de serviço exemplar na Aeronáutica, ela foi aposentada por invalidez devido à sua identidade de gênero. O filme investiga os desafios que enfrentou para ser reconhecida como mulher e sua luta por direitos iguais dentro da instituição militar.
Um Garoto Como Jake (Prime Video)
“Um Garoto como Jake” acompanha a história de Alex e Greg, pais de Jake, um menino de quatro anos que gosta de vestir roupas femininas e brincar com bonecas. A trama aborda os desafios de aceitar e apoiar a individualidade da criança em um mundo repleto de expectativas rígidas. Com diálogos sensíveis, o filme explora o amor familiar e a importância da aceitação.
Tomboy (Globoplay)
Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade.
Uma Mulher Fantástica (Netflix)
O filme conta a história de uma mulher transexual cujo namorado sofre um mal-estar súbito e morre. Além de lidar com o luto, precisa enfrentar a violência da família do falecido, que não a reconhece como namorada legítima.