Apesar da grande variedade de carros disponíveis no Brasil, alguns veículos que deixaram de ser fabricados ainda permanecem na memória dos brasileiros, os quais sentem muitas saudades. Que tal ter um pouco de nostalgia com esse conteúdo? Continue a leitura!
10 carros que saíram de linha e deixaram saudades
Muitos dos veículos da lista ainda circulam pelo Brasil, mas, infelizmente, não podem mais ser adquiridos novos. Confira a lista com os 10 carros que saíram de linha e deixaram saudades.
1 – Ford EcoSport
Lançado no início de 2003, este veículo da Ford inaugurou o segmento de SUVs compactos no Brasil. Este carro logo se tornou um sonho de consumo para muitas famílias brasileiras. O automóvel saiu de linha assim que a montadora anunciou o fechamento de todas as suas fábricas em 2021, incluindo o complexo de Camaçari (BA).
Após encerrar sua fabricação no Brasil, o EcoSport também deixou de ser fabricado na Índia, país no qual a empresa também deu fim às suas atividades. No entanto, o carro ainda continuava sendo produzido na cidade romena de Craiova, mas isso foi só até 2022, quando ele também saiu de linha no país, deixando apenas saudades.
2 – Honda NSX
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O Honda NSX é um veículo muito marcante para a história do automobilismo brasileiro, principalmente porque ele teve o auxílio do piloto Ayrton Senna em seu desenvolvimento. Além disso, o veículo foi inspirado no caça aéreo F-16 e construído totalmente em alumínio.
Este carro foi lançado em 1990 e saiu de linha em 2005, por conta de não ter sido um grande sucesso de vendas. Um dos pontos prováveis era o preço, já que ele custava £ 500 mil, aproximadamente R$ 3.229 milhões em conversão direta.
3 – Volkswagen Up!
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Em 2014, a Volkswagen lançou o Up!, um carro cujo objetivo era ser o melhor veículo urbano compacto do Brasil. Apesar de seus diversos atributos, como baixo consumo de combustível, alta segurança nos testes do Latin NCAP e motor turbo, o Up! teve uma curta permanência no mercado, deixando saudades entre os admiradores.
No Brasil, ele só durou até 2021. Primeiramente ele perdeu versões, ficando apenas com a Xtreme. Depois, a montadora começou a vendê-lo somente para quatro lugares. E por fim, o veículo não foi mais fabricado em Taubaté (SP). Já na Europa, ele saiu em 2023, após 13 anos de história e muitos altos e baixos. Mas, mesmo assim, encerrou sua trajetória como um dos compactos mais vendidos da VW.
4 – Honda Fit
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Outro veículo que saiu do Brasil em 2021 foi o Honda Fit, o qual precisou deixar as fábricas para dar lugar ao City Hatch, lançado em 2022. Além disso, de acordo com a montadora, a partir de 1º de janeiro de 2022, entraram em vigor as novas exigências para emissões do Proconve L7. Infelizmente o motor 1.5 aspirado do Fit não estava adequado para as novas normas.
O veículo deixou saudades por sua versatilidade, design inteligente e excelente aproveitamento do espaço interno. Além disso, destacou-se pela economia de combustível, ergonomia e robustez mecânica. Ele foi muito vendido e era bem popular no Brasil.
Apesar de ter saído de linha no Brasil, o veículo continuou sendo produzido no exterior, com grande produção principalmente no Japão e exportação para outros países.
5 – Mitsubishi ASX
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Os motoristas que apreciam SUVs com pegada aventureira certamente sentem saudades do Mitsubishi ASX, que esteve no mercado brasileiro de 2010 a 2021. Inicialmente importado do Japão, passou a ser fabricado em Catalão (GO). Ele tinha como principais qualidades a alta eficiência do motor, robustez e características off-road.
Ele saiu do Brasil por ser mais caro do que os seus principais concorrentes: HR-V, Renegade, Creta e outros SUVs. Além disso, tinha uma defasagem tecnológica que contribuiu para o encerramento de sua produção.
6 – Chevrolet Camaro
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Um grande sucesso no Brasil, o Camaro teve o encerramento de sua produção em Michigan (EUA) em dezembro de 2023. Porém, a marca já declarou que isso não é um adeus, mas sim um até logo, pois haverá um sucessor.
O veículo deixou muitas saudades por ser um carro esportivo que marcou época e ganhou uma legião de fãs no mundo inteiro. Vale lembrar que ele chegou às lojas nos Estados Unidos em 1966.
A versão de despedida do muscle car no Brasil foi o Chevrolet Camaro Collector’s Edition, com apenas 125 unidades. Existem diversas especulações sobre o retorno do veículo com tecnologias híbridas ou elétricas.
7 – Nissan March
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Fabricado até 2021 em Resende (RJ), o Nissan March se destacou pela economia de combustível e versatilidade, características que deixaram saudades entre seus admiradores.
Ele chegou ao Brasil em 2011, primeiramente importado do México, mas nacionalizado em 2014, e fez bastante sucesso, mas após diversos anos, ele começou a sofrer com um número baixo de vendas, o que o levou à descontinuação do veículo no país.
No entanto, em posicionamento na época, a montadora afirmou que “como parte natural do ciclo de vida do produto e para a adequação de sua capacidade de produção à realidade do mercado, a Nissan decidiu encerrar a fabricação do Nissan March em seu Complexo Industrial de Resende”.
Porém, a produção deste automóvel continuou no México, país em que a Nissan possui forte presença comercial. Outro local que também continuou recebendo o veículo foi a Colômbia.
8 – Volkswagen Jetta 2.5
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Vendido no Brasil entre 2006 e 2010, o Volkswagen Jetta 2.5 contou com uma grande quantidade de proprietários no país. Ele deixou saudades por seu excelente motor cinco cilindros 2.5 de 170 cv, que proporcionava um som incrível em conjunto com o câmbio automático de seis marchas.
Além disso, ele se destacava como um sedan médio de muito conforto. Vale ressaltar que essa versão do Jetta saiu de linha no país. No entanto, o modelo continua sendo fabricado em outras versões.
9 – Chevrolet Vectra
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Projeto europeu da Opel, o Chevrolet Vectra deu muito certo no Brasil. Ele foi o substituto do Monza, tendo grande sucesso principalmente na sua segunda geração (1997 a 2005). O veículo começou a ser produzido aqui em 1993, trazendo diversas inovações.
Ele tinha como principais qualidades o seu design bonito e acabamento incrível. Após longos anos, ele foi cancelado de forma definitiva, sem deixar sucessores, em 2011. Isso porque, mesmo sendo um excelente carro, ele não vinha sendo páreo para o Toyota Corolla e Honda Civic. Na europa, ele só ficou em linha até 2008.
10 – Chevrolet Opala
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O Chevrolet Opala foi um verdadeiro fenômeno. O primeiro automóvel nacional da General Motors (GM), teve o seu lançamento em 1968 e o fim da sua produção em 1992. Ele tinha como uma de suas grandes virtudes a tração traseira, sistema clássico que o brasileiro tinha bastante costume.
Além disso, havia suspensões com molas independentes na dianteira e eixo rígido na traseira, além de barra de limitação dos movimentos transversais do eixo e molas helicoidais. Assim, contava com uma excelente estabilidade.
Além disso, o seu motor 4,1 seus cilindros serviu até como base da Stock Car no Brasil. No entanto, com o passar dos anos, ele foi ficando defasado e, por isso, em 1992 saiu de linha após o lançamento dos modernos Omega e Suprema.