Partiu do sul da China, na segunda-feira (15), o primeiro navio fretado da BYD em direção à Europa. Transportando cinco mil veículos elétricos, essa é a primeira vez que a montadora chinesa tenta uma exportação de EVs pelo mar — não sendo a única a apostar no tipo de saída de carros do país.
Para quem tem pressa:
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- O primeiro navio fretado da BYD partiu da cidade de Shenzhen, no sul da China, e tem como destino os portos da Holanda e Alemanha;
- Denominado BYD Explorer No.1, o novo transportador de EVs foi construído pelo Estaleiro Yantai CIMC Raffles para a empresa de navegação israelense Zodiac Maritime;
- A entrega de elétricos por navios chega como estratégia para combater o aumento dos custos de transporte à medida que aumentam as exportações.
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Vale pontuar que a BYD não é a única a apostar nas exportações de elétricos com navios. A Chery Automobile e SAIC Motor também embarcaram na alternativa enquanto a China se destaca no mercado automotivo.
Conforme divulgador pela Reuters, apenas em 2023 o país exportou 5,2 milhões de veículos. Estima-se que a fabricante tenha ultrapassado até o Japão, o maior exportador mundial de automóveis.
Desse montante, a BYD foi responsável por cerca de 243 mil exportações de carros de suas vendas totais de 3 milhões de unidades em 2023. Austrália, Brasil e Israel estão entre seus maiores mercados internacionais, mostraram dados da China Passenger Car Association.
BYD ultrapassando a Tesla
Vivendo um dos seus melhores anos, a BYD protagonizou uma batalha acirrada com outras montadoras em 2023, ultrapassando, inclusive, a líder global de elétricos, a Tesla.
A chinesa encerrou o último trimestre do ano com recorde de vendas, número que a fabricante de Elon Musk não conseguiu superar — a Tesla segue líder globalmente, mas na China, um de seus maiores mercados, ela já perdeu o trono.
Importante dizer que não é apenas a Tesla e empresas americanas que vem sentindo a força da BYD no mercado automotivo. Montadoras japonesas também estão tentando driblar a chinesa — a Toyota, Honda, Nissan, Mazda e Subaru fecharam um acordo para desenvolver um novo software e avançar no setor. No Brasil, a BYD também já tomou o espaço das empresas francesas.